terça-feira, 9 de abril de 2013

Aula 2 - Funções da Água

Fluidos Corporais

Funções da Água

As células do organismo humano necessitam de condições essenciais para que possam exercer suas funções fisiológicas: um ambiente estável, um aporte equilibrado de nutrientes e uma remoção contínua dos restos metabólicos. Isto é alcançado graças a sua imersão em líquidos corporais.
Os fluidos corporais são constituídos por uma solução cujo solvente é a água e por solutos nela dissolvidos: gases, eletrólitos, minerais e produtos finais do metabolismo.
Em um individuo adulto sadio (18 a 40 anos), a água representa aproximadamente 60% do peso corporal no sexo masculino e 50% no feminino. Este percentual modifica-se em função da idade e do estado nutricional. Nos lactentes a água constitui aproximadamente 80% da massa corpórea dos mesmos, todavia esta proporção vai diminuindo progressivamente até totalizar uns 65% no primeiro ano de vida. O idoso tem um percentual menor de água, chegando a 45% em mulheres maduras, demonstrando que o processo de envelhecimento é o de desidratação progressiva do corpo.
O corpo humano é constituído de dois componentes: a massa corporal magra e a massa corporal gorda. A massa magra é a porção isenta de gordura e é constituída por ossos, músculos e vísceras. A massa corporal gorda é a porção constituída por gordura armazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras).
A proporção da massa magra é constante e é independente do biótipo. Sua menor magnitude nas pessoas obesas esclarece o fato delas resistirem menos à desidratação aguda quando comparada às debilitadas; e, por outro lado, explica, nas pessoas magras, a menor resistência a doenças consumptivas, posto que, por terem menos gordura, apresentem menores reservas calóricas.
A água apresenta variação quantitativa quando a massa corporal magra do indivíduo é levada em consideração, atendendo a uma relação de proporção inversa à quantidade de gordura. Desta forma, dado que o tecido adiposo é carente de água, quanto mais obeso é o individuo menor será a proporção de água em relação ao seu peso corporal total (uma pessoa muito obesa pode apresentar uns 25 a 30% menos água que outra pessoa sem sobrepeso).
O menor percentual de água na mulher se deve ao fato do tecido celular subcutâneo (rico em gordura) ser mais abundante em sua composição quando comparado ao do homem e a sua massa corporal ser algo menor.
A percentagem de água em relação ao peso corporal de diferentes grupos de pacientes pode ser resumida:
PacientesPercentual de Água
Recém-nascido e lactente75%.
Prematuro80 %.
Criança (independente do sexo)60%
Homem adulto magro60%
Mulher adulta magra50%
Adulto obeso10 % a menos
Desnutdidos10 % a mais
Idoso: 10 % a menos
A gestante tem um aumento de volemia, posto que, em decorrência da gravidez a unidade feto placentária e a mulher ostentam duas circulações em paralelo.
A água esta em constante movimento hidratando, resfriando, transportando nutrientes, eliminando toxinas e repondo energias. O propósito dos fluídos corporais compreende, portanto:
  • Facilitar o transporte de nutrientes, hormônios, proteínas e outras substâncias até as células.
  • Ajudar na remoção de restos celulares e resíduos de produtos. Livrar-se dos detritos através da urina, transpiração e funcionamento do intestino.
  • É o elemento chave para manutenção da volemia
  • Prover os meios para que o metabolismo celular possa ocorrer.
  • Regular a temperatura corporal. A água previne variações bruscas de temperatura. Os motivos pelos quais ela é capaz de atuar desta forma são:
    • Calor específico elevado (é difícil esquentar ou esfriar a água)
    • Calor latente de vaporização elevado (ela “rouba” bastante calor quando evapora, pois para isto é necessário que haja ruptura das ligações de hidrogênio. Devido a isto ela pode resfriar o organismo e evitar o superaquecimento. Por ex. ao suar)
    • Calor latente de fusão elevado (a água tem de liberar muito calor para congelar, ou seja, não congela facilmente)
  • Prover lubrificação para o movimento muscular, das articulações, da coluna vertebral, no interior dos olhos e no líquido amniótico durante a gravidez.
A água cumpre ainda um importante papel, no que diz respeito à prevenção de doenças e ao bem estar geral, pois:
  • Hidrata o corpo a partir do meio interno, contribuindo para que a pele se mantenha saudável, lisa e suave
  • Evita perturbações do trânsito intestinal, como por exemplo, a constipação
  • Ajuda a fortalecer as defesas naturais
  • Ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins e contribui para a redução do risco de infecções urinárias
  • Ajuda a melhorar a capacidade de concentração, de raciocínio, e até favorece o bom humor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário