terça-feira, 9 de abril de 2013

Aula 1 - A Água

Fluidos Corporais

A água

     A água é uma molécula formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, configurados na formula H2O, e é essencial para a vida. Constitui 50-85% da massa de um organismo vivo, e a sua importância se afirma na comprovação de que as reações biológicas se processam em meio aquoso.
     A água não é tão abundante no Universo, como pode parecer à primeira vista, uma vez que sua existência só é possível em limites muito estreitos de temperatura na enorme escala cósmica, e só existem detectadas quantidades ínfimas no Sistema Solar.
     A água é o elemento fundamental para a existência da vida na terra. Todos os seres vivos conhecidos dependem dela para sobreviver. A água ocupa 70% da superfície terrestre, sendo que deste total 98% é salgada (não apropriada para consumo humano) e 2% doce. Chama-se de água doce àquela contida nos rios, lagos e a na maioria dos lençóis subterrâneos com uma salinidade próxima de zero, por oposição à água do mar (que tem comumente uma salinidade aproximada de 35 gramas de sais dissolvidos por litro) e da água salobra, como a dos estuários, que tem uma salinidade intermédia. Do percentual de água doce, 1% está congelada nos polos, restando somente 1% para consumo humano, o que torna países abastados em bacias hidrográficas, como é o caso do Brasil, basilares e estratégicos para a sobrevivência do planeta.
     Na Terra a água pode ser encontrada em todos os três estados físicos simultaneamente: sólida, líquida e gasosa.
     A vida brotou na água que banhava a Terra primitiva, não sendo por acaso, que este elemento predomina como principal item da nossa constituição orgânica, e, apesar da alteração progressiva da composição química dos oceanos, devido à erosão nos rios que aumenta sua salinidade, existe, ainda na época atual, certa semelhança entre a composição da água do mar quando comparada ao líquido corporal localizado entre as células e dentro dos vasos sanguíneos.
     A falta de fornecimento de água ao ser humano por 3 a 4 dias pode gerar sérios problemas físicos e psíquicos. Se a falta se prolonga por 15 dias advém uma desidratação fatal que prejudica completamente o trabalho celular e leva inevitavelmente à morte do individuo, e, assim sendo, é notório que sem água não haverá prosseguimento da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário