quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aula 6 - Tonicidade

Eletrólitos

Tonicidade

Tonicidade é uma propriedade química observada nas soluções que estão contidas por uma membrana com permeabilidade seletiva (são permeáveis ao solvente da solução, porém impermeáveis a determinados solutos). Quando dois ambientes apresentam tonicidades desiguais, a tendência é que o solvente atravesse a membrana em direção ao lado de maior tonicidade, até que haja um equilíbrio de forças (as soluções se tornem isotônicas, a pressão osmótica seja alcançada ou haja rompimento da membrana). A fim de manter a homeostasia os líquidos corporais são iso-osmolares, ou isotônicos.

Soluções Isotônicas

É toda solução que tenha osmolaridade (índice do número de partículas em solução) muito próximo à dos líquidos do corpo. Na prática, uma solução isotônica apresenta concentração de sais minerais (especialmente sódio e potássio) e de açúcares muito próxima àquela encontrada no organismo. Como a pressão osmótica é igual no intra e no extracelular, o movimento de água para fora está balanceado com o movimento de água para dentro das células quando uma solução isotônica é infundida no paciente. Por ter a mesma pressão osmótica que o sangue não ocorre deformação dos glóbulos vermelhos.

Exemplo: uma solução de Soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9%) é isotônica em relação às hemácias e é chamada por isto solução salina isotônica.

Soluções hipertônicas

São soluções que apresentam concentração maior de solutos que a verificada nos fluídos corporais, assim sendo, há gradiente de pressão através das membranas quando as mesmas são administradas a um paciente. Uma solução hipertônica, por ter pressão maior que a obervada nas células e nos fluídos corporais, fará com que a água mova-se através da membrana celular com o propósito de diluir a solução mais concentrada, até que haja igualdade de concentração em ambos os lados da membrana. Como resultado, a célula ficara contraída. Ao perder água a celular também perde sua habilidade para funcionar ou dividir-se.

Exemplo de soluções hipertônicas: cloreto de sódio 10%, Manitol, Solução glicosada a 10%.

Soluções hipotônicas

Soluções hipotônicas são soluções que apresentam concentração de solutos menor que a dos fluídos corporais. Uma solução hipotônica tem pressão menor que a das células e fluídos corporais, portanto a água irá mover-se através da membrana celular a partir da solução de mais alta concentração até que a concentração em ambos os lados da membrana sejam igualados. As células, sem parede celular, inflam-se e podem explodir se o excesso de água não é removido da mesma.

Exemplo de soluções hipotônicas: Água destilada, Cloreto de sódio 0,45%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário